DICA RDP Como Agir Corretamente em Trechos com Obras
Atualizada em: 03/05/2019 15:41

Sempre que você trafega em uma rodovia e se depara com um trecho em obras, sua atenção deve ser redobrada, pois toda intervenção que via melhorias ou correções de trechos exigem desvios, redução de velocidade, estreitamento da pista e muitas vezes, "gambiarras" no trajeto, mesclando as vias e te fazendo muitas vezes precisar dirigir na contra mão.

 

Mesmo que sempre esses trechos sejam devidamente sinalizados, e que seguir o fluxo criado para essas obras seja praticamente a única opção à se fazer, alguns cuidados devem ser tomados, para que possíveis acidentes e complicações sejam evitadas.

 

Assim que ver a sinalização do trecho em obras, diminua a velocidade, muitas vezes as obras geram grandes trechos de congestionamento antes mesmo de chegar no local. Enquanto estiver passando pelo trecho em obras, além da velocidade reduzida, tenha muita atenção, dependendo do tipo de obra, pode haver desvios mais complexos, além de cones e cavaletes em locais perigosos.

 

Sempre mantenha uma distância segura do veículo da frente, assim como no item acima, pode haver situações que exijam atenção redobrada, e pode ser que quem vai à frente precise frear repentinamente, e se você se mantiver com uma distância considerável, não haverá o risco de nenhuma colisão.

 

Pode haver máquinas trafegando ao seu lado, locais com muito barulho, e risco de pequenos objetos serem lançados na pista, mesmo que normalmente o serviço que trabalha tome providencias para evitar que isso aconteça, então, assim como já comentado, tenha muita atenção a qualquer detalhe.

 

Assim que passar pelo trecho em obras, se mantenha em atenção, pois é um momento em que o motorista começa a acelerar novamente, mesmo com uma grande quantidade de veículos, então tome muito cuidado, se posicione em um local seguro na pista e vá recuperando a velocidade conforme o trânsito vá se discipando, deixe os apressadinhos irem na frente, e preze pela segurança, e boa viagem.