DICA RDP Como Escolher a Lona Ideal para seu Caminhão
Atualizada em: 23/05/2019 15:52

Escolher a lona ideal para seu caminhão é fundamental para garantir a segurança da sua carga, sendo assim, separamos algumas dicas para te ajudar qual o produto que atende melhor às suas necessidades, além de alguns cuidados para mante-la com um bom estado de conservação.

 

TAMANHO DA LONA

Uma das principais questões, que é determinando para a escolha correta, é o tamanhoda lona, pois a qualidade não adianta em nada se ela for pequena demais, então, quando for adquirir uma lona, certifique-se que ela se adapte às medidas do seu caminhão, sendo grande o suficiente para cobrir e proteger a carga completamente, no último caso, se houver dúvidas, erre pra mais.

 

QUALIDADE DA LONA

Você sabendo qual o tamanho ideal da sua lona, aí sim você pode pensar na qualidade, sempre tenha em mente que quanto maior a qualidade, a tendência é que o valor aumente, mas é claro que comprar uma lona barata e em pouco tempo ela já começar a se deteriorar também não adianta muita coisa, e isso fará com que você acabe gastando ainda mais.

Um outro detalhe importante é analisar quais as condições climáticas que você normalmente enfrenta, esse fator pode influenciar diretamente na escolha, pois certas condições podem acelerar a deterioração, em contrapartida, se você dirige normalmente em locais com climas mais amenos, a tendencia é que sua lona suporte um pouco mais de tempo. Lembre-se também de procurar saber se a lona é impermeável, pois trará mais proteção às cargas, além de sempre conferir qual a garantia do produto, para estar mais precavido caso algum imprevisto aconteça.


CATEGORIA DA LONA

Existem alguns tipos de lona, cada um feito para um modo de transporte, então tenha consciência de saber qual a ideal para você, as categorias são:

 

-Lona Plástica
Ideal para o uso mais temporário, ou até mesmo para viagens rápidas, sendo com menor valor e mais facilmente encontrada;

-Lona para cobertura estática
É uma categoria mais usada para cargas que não serão manuseadas com tanta frequência, tendo uma boa resistência a variações climáticas, e tendo um bom custo benefício;

-Lona de algodão
É uma das mais resistentes, principalmente à água, além de manter muito bem a temperatura das cargas, é ideal para cargas de alimentos como verduras e legumes;

-Lona vinílica de PVC

O mais indicado para transporte de produtos a granel, como grãos, cimento, adubos, etc, pois conseguem prevenir contra ressecamentos e variações de temperatura;

 


COMO CONSERVAR SUA LONA

Tendo escolhido o tamanho e a categoria da lona, é sempre importante saber como conserva-la, sendo assim, alguns cuidados podem ser tomados, principalmente para evitar alguns erros que podem prejudicar o produto, como esticar as lonas usando ganchos, dentro dessa dica, assim como já dito acima, evite comprar uma lona no tamanho correto, para evitar esse ato.

Outro cuidade é a limpeza da lona, modelos mais simples, deve ser lavado apenas com água e sabão, sem mesmo escovas, que podem danificar a estrutura. Como um todo, é importante não guardar a lona molhada, sem arrasta-la sobre superfícies áspera, além de guarda-la em locais secos.

 

Agora sim, sabendo todos os detalhes da lona ideal para seu caminhão, além de saber como conserva-la corretamente, você já pode ir as compras e viajar com mais tranquilidade.