DICA RDP Cuidados com o seu Primeiro Carro
Atualizada em: 21/03/2019 09:11

Se você acabou de comprar seu primeiro carro, nada mais justo que fazer de tudo para preservar a sua vida útil, tanto para manter sua qualidade quanto seu desempenho. Sendo assim, separamos algumas dicas para que seu carro tenha uma vida útil ainda maior.

 

Se seu veículo é 0km, há recomendações específicas sobre o tempo recomendado para fazer revisão, sendo assim, é muito importante respeitar esse tempo. Em caso de ser um seminovo, o cuidado é ainda maior, pois não há nenhuma obrigatoriedade de revisões, então o ideal é que você leve seu carro ao mecânico de 6 em 6 meses pelo menos.

 

Tenha um cuidado especial com o motor, pois ele é uma das partes mais importantes do seu carro. Fique de olho em qualquer tipo de alteração, como barulhos diferentes ou emissão de fumaça, pois esse tipo de sinal pode sinalizar problemas muito maiores.

 

Sempre faça a troca de óleo, o que é um ato relativamente simples, porém poucas pessoas se preocupam em fazer, principalmente com a regularidade prevista. O óleo é responsável por lubrificar a movimentação das peças, para que não danifique nenhum sistema. Além disso, o óleo ajuda a limpar o motor, eliminando resíduos que se acumulam e podem gerar problemas maiores, como um entupimento, por exemplo.

 

Um outro cuidado extremamente importante, apesar de não parecer, é manter seu carro limpo, se tiver condições, leve à um lavador, se não, limpe você mesmo. alguns fatores, como a sujeira, pode impregnar depois de algum tempo. O estofado dos bancos também são extremamente importantes de serem limpos. Esses detalhes, além de manter a boa aparência, ajudam a valorizar seu veículo.

 

Calibre sempre os pneus, esse é outro cuidado simples e que não precisa de muito tempo e pode fazer toda a diferença. Manter os pneus calibrados aumenta a sua durabilidade, pois o desgaste acontece de forma mais lenta e regular. Além disso, faça o alinhamento e o balanceamento periodicamente, que podem evitar problemas maiores, além de manter o bom desempenho.

 

De uma atenção especial aos freios, fique de olho a qualquer ruido diferente ao aciona-los. Para não ficar na mão, inclua esse item na sua revisão periódica, lembrando que problemas no freio, assim como qualquer outro item, pode ser o diferencial em alguma situação de risco. Muitas pessoas desenvolvem a mania de dirigir com o pé esquerdo na embreagem, saiba que esse hábito pode desgastar a embreagem e reduzir a durabilidade das peças, é claro, que se seu carro é automático, pode pular esse item.

 

Um outro detalhe é a maneira com que você conduz, tenha sempre cautela e prudência, mantendo a direção defensiva. Sempre acelere devagar, passe a marcha na hora certa e sempre freie devagar. 

 

Com essas dicas, você pode fazer com que seu primeiro carro seja seu companheiro por anos, e em caso de uma venda futura, ele se mantenha valorizado.