Na matéria anterior falamos sobre o gerenciamento de riscos e os tipos de fatores comuns causadores de acidentes, sendo a imperícia, imprudência e negligência. Agora vamos conversar sobre os erros de segurança mais comuns no transporte de cargas, confira:
FALTA DE MANUTENÇÃO
Uma manutenção preventiva mantém o veículo em boas condições e evita gastos elevados causados por problemas mais graves. Além dos gastos, a manutenção preventiva mantém um bom desempenho, fazendo com que o rendimento seja melhor, e consequentemente os gastos de combustível e óleo seja menor. Sempre lembrando que o ato de fazer manutenção com uma boa periodicidade diminui, por consequência, o número de acidentes relacionados à falhas técnicas.
INSISTIR NAS RECICLAGENS DOS PNEUS
A vida útil dos pneus devem ser respeitadas, as reciclagens são opções mais baratas, porém, a longo prazo pode comprometer outros componentes do caminhão, como o sistema de amortecimento, por exemplo.
NÃO SE ESPECIALIZAR
Sempre é fundamental fazer treinamentos periódicos, para estar sempre qualificado para executar os procedimentos operacionais conforme recomendados, além disso, você sempre estará preparado para agir diante de inconvenientes que podem surgir, esse erro está diretamente ligado à imperícia, conforme já comentamos na noticia anterior, sobre o gerenciamento de riscos.
FALTA DE UM PLANEJAMENTO DE CARGA
O planejamento de cargas é extremamente importante, podendo trazer diversos benefícios para o próprio motorista, por exemplo, não deixar espaços vazios, seja na carreta ou carroceria, permitindo que a carga não se movimente muito durante o trajeto, diminuindo o risco de danos aos produtos.
NÃO GERENCIAR ROTAS
Fazer um planejamento de rota é essencial para que tudo funcione conforme o esperado durante o frete, é preciso saber para onde o caminhão vai, e qual os lugares no qual ele vai passar, sendo então fundamental procurar caminhos mais ágeis e seguros, com estradas melhor conservadas, além de planejar quais as paradas para abastecimento, nessa questão, é claro, ver quais os postos da Rede Dom Pedro estarão no seu caminho.
Esperamos que essas dicas possam te ajudar para melhorar a segurança no transporte de suas cargas, para que você possa sair e chegar ao destino com a maior tranquilidade possível.