DICA RDP Importância da Proteção Lateral do Caminhão
Atualizada em: 18/04/2019 12:53

A proteção lateral do caminhão é um item desenvolvido para melhorar a segurança no trânsito, porém, mesmo sendo uma lei obrigatória, a norma ainda é descumprida por muitos. Sempre é importante que o caminhoneiro se informe dos detalhes que estão na lei, não tanto pelo fato da multa que o descumprimento pode causar, quanto pela questão da segurança. Portanto, preparamos algumas informações sobre esse item de segurança, para que você sempre esteja seguro e dentro da lei.

 

A proteção lateral é basicamente uma "cerca" instalada ao redor da carroceria, diminuindo os espaços vazios entre pneus e componentes, como estepe e tanques. Assim, a passagem por baixo da carroceria é dificultada, sendo, praticamente um para-choque lateral, gerando uma área que impede que veículos pequenos, como motos e ciclistas, possam se acidentar entrando sob a carroceria.

 

A lei estabelece a obrigatoriedade do uso da proteção lateral, além de definir certos tipos de veículo de carga que devem usar, segundo a norma, caminhões, reboques e semirreboques pesados, com ano de fabricação a partir de 2011 deverão sair de fábrica com os protetores, caso não tenha, o proprietário deve obrigatoriamente instalá-los. O ato de não estar de acordo com a norma é considerado infração grave, sendo a pena multa, cinco pontos na habilitação e retenção do caminhão.

 

Existem uma exceção para quem não precisa instalar a proteção, pois foi constatado que alguns veículos de fabricação anterior a 2011 não teriam condições de receber o item, pois seus projetos não previram sua necessidade, sendo assim, eles estão dispensados da instalação, além dessa situação, caminhões-tratores, veículos de carroceria ou plataforma que fiquem abaixo de 55 cm de altura, veículos militares, entre outros (para todos os detalhes, consultar a lei na integra).

 

Segundo o Contran, a proteção precisa ter alguns requisitos, para garantir sua total eficácia sem mudar o desempenho do veículo e em outras regulamentações, sendo assim, os protetores não pode, ultrapassar a largura do veículo, nem ficar mais que 12 cm para dentro. Outro ponto é que elas dever ser curvadas para o lado de dentro e a 30 cm dos pneus em uso. É claro que o ideal é sempre consultar sua montadora para ver qual a proteção correta para seu caminhão.