DICA RDP Quais os Principais EPIs para um Motoristas de Caminhão
Atualizada em: 21/03/2019 09:11

Cuidar da própria segurança é algo fundamental para todo motorista de caminhão, pensando nisso, alguns EPIs devem ser usados, muitos motoristas nem sabem da necessidade desses itens, estando correndo sérios riscos durante a viagem. A profissão de caminhoneiro em si já é repleta de riscos, tanto pelos acidentes, roubos e até a saúde, pelas longas jornadas dirigidas, e problemas que o não uso dos EPIs causam podem aumentar ainda mais essa lista de riscos.

 

Muitas vezes o motorista não usa pela falta de hábito, porém, eles são fundamentais para garantir a segurança do motorista, e de outros que cruzam seu caminho nas estradas. Além de trazer benefícios para o motorista, o uso de EPIs é obrigatório por lei, podendo trazer penalidades pelo descumprimento da mesma. Sendo assim, separamos alguns itens que devem ser usados, confira:

 

PROTETOR AURICULAR

O aparelho foi criado para ser usado nos ouvidos, protegendo contra diversas situações, como altos ruídos, entrada de impurezas e ventos excessivos. O ouvido é um órgão muito sensível, e sempre é muito exposto a diversas situações de risco, devendo ser utilizado não quando o motorista estiver dirigindo, mas sim durante os processos de carga de descarga, em locais com nível de ruído acima do permitido.

 

LUVAS

Mesmo sendo desconfortáveis, elas são um dos principais itens, podendo proteger suas mãos do contato com produtos químicos, além de queimaduras e cortes graves. O ideal é usar as luvas sempre que forem manusear cargas perigosas ou lidar com componentes químicos.

 

COLETE LUMINOSO OU REFLETIVO

O equipamento é um diferencial se você viaja à noite com frequência, pois seu material pode ser visualizado quando a luz de outro veículo recai sobre ele. Então, caso precise sair do caminhão à noite, ou em qualquer outra situação, sempre esteja vestido com o colete.

 

ÓCULOS PARA PRODUTOS QUÍMICOS

Para quem transporta produtos químicos é fundamental ter sempre à disposição um óculos de proteção, esse equipamento pode evitar lesões e queimaduras nas córneas, principalmente as provocadas por gases e partículas que podem se soltar dos produtos.

 

CAPACETE

O capacete protege conta impactos na cabeça, sendo essencial o seu uso durante o carregamento e descarregamento dos produtos.

 

MÁSCARA PARA PÓ

A máscara é um equipamento de proteção das vias respiratórias conta poeira, ela pode evitar a contaminação e aspiração de diversos produtos, sendo assim, sempre que for transportar algum produto que possa causar riscos à sua saúde por meio das vias aéreas, é muito importante usa-la.

Agora que você conhece os EPIs, tenha em mente que o uso deles podem ser um diferencial para evitar vários problemas de saúde e até mesmo salvar a sua vida, então tente obter esse hábito, sempre preze por sua segurança, e boa viagem!