DICA RDP Qual o Melhor Óleo para o Motor do seu Caminhão
Atualizada em: 08/04/2019 16:14

Manter a manutenção do seu caminhão em dia é essencial para sempre poder pegar a estrada com tranquilidade e segurança, e a escolha do óleo certo para seu motor diesel pode fazer toda a diferença, tanto no desempenho quanto na prevenção de desgastes, principalmente no caso dos caminhões, que rodam horas e horas nas estradas, além do mais, o motor diesel exige varias particularidades, pensando nisso, separamos algumas dicas de como escolher o melhor óleo lubrificante para seu motor.

 

Quando falamos de motores diesel nos referimos ao tipo de ciclo de combustão com o qual ele funciona, no caso, ele trabalha sem velas de ignição, sendo assim, o ar é aspirado para os cilindros e pressionados até que atinga uma temperatura no qual, assim que o combustível é injetado, entra em combustão imediatamente.

Existem dois tipos de motores diesel, os de linha leve (pick-ups, SUVs, vans e caminhões menores) e os de linha pesada (ônibus, carretas, tratores, entre outros) e cada modelo de motor requer um tipo de óleo lubrificante, principalmente por causa das suas características, como o atrito das partes móveis, temperatura de funcionamento e a pressão no sistema de lubrificação. O ideal é sempre seguir as recomendações da montadora.

 

Os óleos lubrificante são classificados em três tipos:

MINERAL

Mais comuns, sendo totalmente derivados de petróleo, tendo uma menor capacidade de lubrificar, alguns fabricantes usam aditivos para poder deixar o produto mais estável, aumentando a sua qualidade, porém sua vida útil é menor, exigindo trocas mais constantes.

 

SINTÉTICO

São produzidos em laboratório, proporcionando maior desempenho e durabilidade, porém possuem um preço maior, mas são os ideais apra uso severo, principalmente para caminhões que rodam em ambientes urbanos.

 

SEMISSINTÉTICO

É uma mescla dos dois acima, produzidos para equilibrar os benefícios e as desvantagens dos dois, sendo assim, possuem um preço menor que os sintéticos e conseguem entregar um melhor desempenho que os minerais.

 


Além do tipo, os óleos lubrificantes possuem classificação de acordo com a viscosidade e desempenho, em que cada motor exige tipos específicos de óleos, de acordo com essas características.


Como podemos ver, a escolha do óleo para seu motor e essencial par a sua melhor manutenção, e para que suas características sejam preservadas, sendo assim seguir as recomendações corretas é sempre a melhor opção para poder cuidar do seu veículo.