DICA RDP Saiba Quais as Maiores Causas de Acidentes Envolvendo Caminhões
Atualizada em: 20/02/2019 14:19

Por ano, mais de 1,2 milhões de pessoas morrem em decorrência de acidentes de trânsito no mundo, a falha humana é apontada como a principal causa em 90% dos casos. O Brasil é o quarto colocado, sendo 27% envolvendo caminhões. São diversos os motivos para os acidentes, muitas vezes, é claro, a culpa não é diretamente ligada ao motorista, porém, a imprudência ainda é a maior culpada, separamos as 5 principais causas de acidentes envolvendo caminhões, confira:

 

• GRANDES DISTÂNCIAS PERCORRIDAS EM UMA ÚNICA VIAGEM;
Por ter um território extenso, os motoristas ficam expostos a riscos por muito tempo, percorrendo distâncias muito grandes, cruzando o país inteiro de uma só vez. Além disso, muitas vezes existe uma certa pressão por parte das empresas pelo cumprimento de prazos, exigindo uma maior pressa dos motoristas;

 

• DESCUMPRIMENTO DA "LEI DO CAMINHONEIRO"
A lei do caminhoneiro, como popularmente é chamada, é a lei 13.103, que regulamenta o repouso semanal, intervalos para descanso e almoço e a jornada máxima de trabalho obrigatória criada para dar mais segurança e aumentar a qualidade de vida dos motoristas. Porém essa lei muitas vezes não é respeitada, e os motoristas dirigirem por grandes períodos, sofrendo muitas vezes por problemas relacionados ao cansaço, e até decorrentes de uso de drogas.

 

• EXCESSO DE CARGA
Apesar da fiscalização, é comum encontrar caminhões trafegando com peso visivelmente acima do permitido. Esse tipo de situação é um fator crucial que contribui para a ocorrência de acidentes, seja pela fato do próprio peso, que compromete a direção em certos momentos, como nas curvas, ou por falhas mecânicas, decorrentes do excesso de peso, como pro exemplo, problemas nos freios. Além de causar acidentes, o peso acima do permitido contribui para prejudicar a qualidade das estradas, aumentando o número de buracos, que por sua vez, também pode causar outros acidentes;

 

• IMPRUDÊNCIA DO MOTORISTA
O comportamento do motorista na estrada é o fator determinante para a ocorrência de acidentes. Dentre os casos, ultrapassagens em locais perigosos, excesso de velocidade, caminhões sem sinalização são apenas alguns exemplos que infelizmente são comuns nas estradas do país.

 

• MAL PLANEJAMENTO DE ROTAS
É imprencindítvel que o motorista planeje suas viagens antes de sair, levando sempre em consideração todas as adversidades e obstáculos possíveis, como estradas com má conservação, problemas de sinalização, falta de pontos de parada e postos de gasolina. Além desses problemas, problemas com segurança e condições climáticas no período da viagem deve ser levado em consideração.