DICAS RDP A Importância da Direção Defensiva para a Segurança no Trânsito
Atualizada em: 11/12/2018 07:33

A Importância da Direção Defensiva para a Segurança no Trânsito

 

A consciência do motorista adotar uma direção defensiva no trânsito é um dos fatores determinantes para que acidentes e outros problemas possam vir a acontecer, colocando em risco a vida de motoristas, passageiros e pedestres. Hoje o Brasil é o quinto país com maior número de vítimas no trânsito, com quase 40 mil mortes por ano, esses fatores são motivos de sobra para que os condutores adotem uma postura mais consciente e responsável.

Dentro do conceito de uma postura consciente no trânsito, podemos destacar alguns tipos de direção, que por si, possuem algumas medidas:

 

DIREÇÃO DEFENSIVA

A direção defensiva é o ato de agir de maneira calculada e responsável na direção de um veículo, sendo voltado para o cumprimento das normas de trânsito, além de sempre prezar pela antecipação de riscos, do não abuso de confiança e uma postura de preocupação com todos aqueles que utilizam as vias, seja urbana ou em rodovias, sendo assim, alguns cuidados devem ser tomados, como evitar dirigir com sono ou desrespeitar o período de descanso ideal, não abusar da velocidade nem realizar ultrapassagens perigosas, entre outras coisas que possam por em risco a direção.

 

DIREÇÃO CORRETIVA

Se a direção defensiva tem um foco na prevenção de acidentes, a direção corretiva procura educar o motorista a se precaver em caso de alguma ação não prevista possa vir a acontecer, até por que, mesmo com todos os cuidados tomados, muitas vezes situações imprevisíveis podem acontecer, para isso, o motorista deve estar preparado para agir, sendo assim podemos destacar algumas ações à serem tomadas, como sempre procurar manter a calma, prestar qualquer tipo de auxílio, seja qual for a situação, sempre estar ciente de sinalizar o local, além de contatar as autoridades e serviços médicos disponíveis.

 

Sendo assim, para que a direção defensiva seja totalmente eficaz, alguns princípios devem ser seguidos, como o conhecimento técnico sobre o veículo, bem como dos equipamentos e ferramentas obrigatórias, o domínio da legislação de trânsito e o conhecimento das vias à serem percorridas, assim como as possíveis condições adversas que podem ser encontradas, como o clima, qualidade das estradas e problemas com iluminação.

Outro fator importante é o nível de atenção e previsão do motorista, o mesmo deve sempre estar atento e saber oque fazer caso seja preciso, dentro desses quesitos, sempre estar em alerta aos retrovisores, à pista e a qualquer veículo próximo. Também é preciso ter uma boa habilidade para qualquer tipo de situação, pois pode ser necessário realizar manobras repentinas, ou até mesmo em caso de qualquer problemas, como falha no sistema de freios, seja necessário agir rapidamente.

Finalmente, é sempre bom frisar a importância de o motorista estar ciente da adoção da direção defensiva, pequenos detalhes podem ser cruciais para que uma simples viagem possa se tornar um grande problema, seja para o próprio condutor ou para outros. Para isso, sempre preze pela segurança e tenha em mente de que se todos adotarem essa ideia, as estradas irão se tornar locais muito mais seguros.