DICAS RDP colisões traseiras
Atualizada em: 27/04/2018 10:37

Como evitar colisões traseiras na estrada

 

Uma das ocorrências mais comuns na rodovia é a colisão traseira, ocupando 28% dos acidentes em rodovias. Normalmente a primeira conclusão é de quem bate atrás é o culpado, nessa situação, o indicado é que o motorista sempre respeite os limites de velocidades e mantenha uma distância segura ao veículo que vai a frente, além disso, é essencial sempre estar com atenção redobrada o tempo todo, e para qualquer tipo de imprevisto, é recomendado acionar o freio assim que avistar qualquer eventualidade, porém, aos poucos, para evitar derrapagens ou uma parada brusca.

 

Porém nem nem todas as obrigações são do veículo que vem atrás. O motorista que vem a frente sempre deve regular sua velocidade de acordo com as condições da via, não obstruindo o fluxo de forma injustificada, devendo sempre indicar de forma clara e com antecedência a intenção de reduzir a velocidade ou de mudar de via, sempre se certificando de fazê-lo sem oferecer risco para os demais veículos.

 

Sendo assim, falta de atenção e sinalização aliada ao excesso de velocidade é a formula perfeita para esse tipo de colisão, em que as obrigações são tanto do veículo que segue a frente quanto o que vem atrás.