DICAS RDP Como ajustar corretamente os retrovisores do caminhão
Atualizada em: 27/11/2018 12:09

Como ajusta corretamente os retrovisores do caminhão

 

Os retrovisores são um dos itens mais importantes de qualquer tipo de veículo, principalmente dos caminhões, já que, mesmo com a existência de diversos outros sensores, o item serve como uma extensão do campo de visão do motorista.

Hoje em dia, os caminhões chegam até a 30 metros de comprimento, sendo bastante difícil que o motorista possa ter um campo de visão satisfatório para guiar em segurança, sendo assim, os retrovisores servem exatamente para isso, evitando pontos cegos e auxiliar em manobras.

Além do que foi citado acima, os retrovisores auxiliam em situações de ultrapassagens, identificar a aproximação de veículos, garantir a segurança na mudança de faixas e até mesmo em curvas, principalmente no perímetro urbano, em que é necessário dimensionar o eixo do caminhão, para que a parte de trás não se choque em calçadas, placas ou veículos parados.

Ao contrário de carros de passeio, os caminhões e carretas não possuem espelho retrovisor interno, sendo assim, os retrovisores laterais é que são mais utilizados. Seu ajuste deve ser feito de acordo com a altura e a posição de dirigir do motorista. O ideal é que o ajuste seja feito antes de sair com o caminhão, e no caso do veículo ser articulado, é preciso que as carretas estejam alinhadas, para haver uma exata noção do campo de visão. Para a perfeita funcionalidade do item, é necessário que o motorista possa visualizar a lateral do caminhão de forma parcial e uma parte da estrada, para que seja possível ter uma perfeita visão dos veículos que se aproximam.

Em situações de manobra, os retrovisores são ainda mais úteis, nesse caso, pode ser necessário um novo ajuste, para melhorar a visão, principalmente em situações em que é preciso entrar em locais apertados.

Existe também alguns outros tipos de retrovisores para auxiliar o motorista, como os espelhos convexos, que aumentam o campo de visão, além dos retrovisores frontais, que são posicionados na parte superior externa da cabine, fornecendo uma visão mais ampla da frente do caminhão, já que as cabines normalmente são altas, dificultando a visão de objetos, animais e até pessoas à frente do veículo, esse item é bastante útil, principalmente em vias urbanas, onde o tráfego de ciclistas, motociclistas e pedestres é bem maior. Sua regulagem também é bastante simples, é preciso posiciona-lo para que seja possível enxergar uma parte frontal do caminhão, além de uma parte do chão.