DICAS RDP Como saber se é hora de levar o caminhão para a revisão
Atualizada em: 21/03/2019 09:09

Dirigir o caminhão em perfeito estado já não é fácil, imagine ficar parado na estrada por causa de problemas mecânicos, e ainda ter que gastar uma possível alta quantidade de dinheiro em reparos ou na pior das hipóteses, correr risco de vida devido à possibilidade de acidente. Para isso, é muito importante ficar de olho a certos sinais que podem indicar que seu caminhão precisa fazer revisão.

Um dos sinais são as luzes de aviso, quando você liga o caminhão e junto com ele, vários sistemas são checados como a injeção, airbags e nível de óleo, o correto é que elas acendam e apague em alguns segundos, caso isso não aconteça, é porque algo está errado. Verifique seu manual para saber
quais delas indicam problemas e quais ficam normalmente acesas.

Outro ponto é a baixa potência do motor, caso você já esteja bem habituádo ao seu veículo, será fácil perceber diferenças, principalmente no seu barulho. Esse sinal pode indicar problemas em vários lugares, como na unidade injetora, velas de ignição, filtro de ar, entre outros.

A fumaça também pode indicar problemas no motor, ela em excesso pode indicar que o motor não está queimando todo o combustível nas câmaras, além disso, a fumaça estando muito clara pode indicar problemas de temperatura do motor, ou alguma dificuldade na passagem de óleo para a Câmara de combustão.

Por último, se seu caminhão parece estar "quicando", pode indicar problemas nos amortecedores, sendo assim, observe se há um desgaste irregular ou prematuro dos pneus, nesse caso, será necessário revisar a suspensão.

Sempre de uma olhada no manual do proprietário que contém todas as informações relevantes para manter o caminhão em boas condições, além disso, sempre faça as manutenções preventivas para evitar que pequenos problemas se tornem mais graves, e boa viagem.