DICAS RDP Cuidados ao dirigir em dias de sol forte
Atualizada em: 25/01/2019 11:07

Para os motoristas de caminhão, dirigir por muito tempo é comum, principalmente em situações adversas. Dentre elas está o sol, quando ficamos expostos a ele, seus raios podem causar danos irreversíveis. Para isso, é muito importante tomar algumas precauções, tanto em relação a segurança quanto ao conforto.

Um dos cuidados essenciais é o uso do óculos de sol, pois o sol pode ofuscar a vista durante o caminho, atrapalhando a visão e provocando acidentes, tanto em relação à colisões quanto à atropelamentos. Sempre deixe o item dentro do caminhão para quando precisar, e sempre se lembre de usar um óculos de qualidade, pois lentes de qualidade duvidosa pode causar problemas ainda piores à sua visão. Outro item que pode ajudar em sua visão são os bonés, que não possuem o mesmo efeito do óculos porém podem ajudar na falta do mesmo.

Outro ponto é o cuidado com a sua pele, pois a exposição excessiva ao sol, principalmente no período entre as 10h e as 16h, pode causar graves danos na pele, como manchas e doenças, entre elas o câncer. Para evitar essas situações, sempre passe protetor solar, de acordo com seu tipo de pele, e, dependendo do caso, use manga longa ou manguitos, para proteger o braço.

Além dos problemas com a visão e pele, muitas vezes o calor extremo pode causar desconfortos, enjoos, dores de cabeças e em alguns casos, até desmaios, sendo assim, sempre tenha um ventilador junto à sua cabine, e beba muita água para não se desidratar. Em caso de situações extremas, procure parar o veículo em locais com sombra para descansar e se refrescar um pouco. Lembre-se de sempre cuidar de você mesmo acima de tudo, para garantir uma viagem mais tranquila e agradável.