DICAS RDP Cuidados essenciais com cargas frágeis
Atualizada em: 12/03/2019 13:00

Cuidados essenciais com cargas frágeis

 

Quando se trata de carga frágeis alguns cuidados devem ser tomados, acima de tudo é necessário que a própria empresa tenha consciência desses cuidados e invista em equipamentos adequados e de capacitar seus profissionais para o manuseio dos itens sem correr nenhum risco, pensando nisso, separamos algumas dicas para garantir a segurança no manuseio e transporte de cargas frágeis:


É muito importante ter alguns cuidados com a escolha da embalagem para as cargas, o ideal é ser usado materiais resistentes, como madeira ou algum plástico rígido, embalagens de papelão podem muitas vezes não ser o suficiente para evitar impactos maiores.


No caso de o produto ser muito frágil, embale cada item separadamente antes de colocar na caixa, como por exemplo, produtos de vidro. Materiais como plástico bola, folhas de isopor, ou algum papel, seja amassado ou picotado que gere volume e separa uma peça da outra. Quando o produto for grande, como máquinas, use almofadas amortecedoras para evitar choques e quedas. Já produtos perecíveis, como alimentos e medicamentos requerem cuidados redobrados, principalmente em relação à condições climáticas e sua validade.


Em qualquer situação sinalize as embalagens, mesmo que a equipe que fará a entrega saiba do conteúdo frágil das caixas. As etiquetas devem estar sempre com bastante destaque, em locais de grande visibilidade.


A organização da carga deve ser feita adequadamente, posicionada de acordo com o tipo de fragilidade. Mesmo sendo algo aparentemente óbvio, muitas empresas ainda não dão grande importância à essa questão. As caixas mais pesadas devem ficar embaixo e as mais leves e frágeis em cima.


Por último, sempre é importante que as caixas estejam presas por gaiolas ou filmes stretch, para que as caixas se desloquem dentro do baú, de acordo com o movimento do caminhão, ou até mesmo por impactos causados por possíveis buracos.