DICAS RDP Freio de mão também merece cuidados
Atualizada em: 16/10/2018 10:54

Freio de mão também merece cuidados

 

O item é de alta importância para o veículo, sendo usado quase que instintivamente, sempre ao parar e logo depois de dar partida, porém também requer cuidados, assim como qualquer outro componente do veículo, sendo ideal que sua revisão seja feita a cada 15 mil quilômetros, já que o mesmo perde sua eficiência com o tempo, e caso não esteja bem regulado, pode causar causar graves acidentes.

Além da revisão preventiva, alguns ajustes são essenciais para mante-lo funcionando bem. Quando você perceber que, ao aciona-lo, a alavanca está apontada quase que para o teto, saiba que seu ajuste é urgente.

A maneira na qual o condutor utiliza o freio de mão também influencia em sua vida útil, o ideal é que a alavanca seja acionada suavemente, evitando o desgaste prematuro, quando acionado com força, os cabos de aço e outras partes móveis vão afrouxando com maior rapidez.

Além dos cuidados, é sempre importante que o condutor use o freio de mão apenas com o veículo parado, sendo acionado em movimento apenas em situações de emergência, na hipótese de haver falha nos freios de pedais, pois seu acionamento de maneira indevida pode causar graves acidentes.