DICAS RDP muita atenção nas curvas
Atualizada em: 31/08/2018 10:23

Muita atenção nas curvas

 

Trabalhar na estrada sempre exige atenção, garantindo não apenas a sua segurança, mas de todas ao redor, ainda assim, muitos deixam os cuidados de lado.

As curvas são um exemplo de perigo recorrente nas estradas, sendo a principal causa de acidentes fatais, com cerca de 55% das fatalidades, por isso é fundamental saber como prevenir o capotamento do caminhão.

Os caminhões são mais altos e pesados que os demais veículos, e ao fazer uma curva, você precisa manter a direção firme para resistir à força que “joga” o veículo para fora da estrada. Quanto mais rápido você estiver, maior essa força, que pode causar a perda do controle, batida e até capotamento. Por isso, em curvas você precisa diminuir a velocidade e fazer movimentos suaves com o veículo, só acelere quando já estiver na metade da curva. Se a curva for acentuada ou se a visibilidade ou aderência da estrada estiverem
ruins, reduza ainda mais para conclui-la de maneira segura.

Além da pericia, é sempre essencial que seu caminhão esteja sempre com a manutenção em dia, a qualidade dos pneus por exemplo, é fundamental para que você possa fazer as curvas com mais tranquilidade.