DICAS RDP Saiba mais sobre o exame toxicológico
Atualizada em: 26/02/2019 15:53

Saiba mais sobre o exame toxicológico

 

Desde 13 de Setembro de 2017, o exame tocicológico para motoristas profissionais é obrigatório na sua admissão nas categorias C,D e E. Esse exame deve ser feito durante momentos diferentes, no processo de habilitação para as catogorias indicadas acima, quando houver passado metade do tempo da validade da CNH, quando for renovar a CNH, quando o motorista dor admitido em uma empresa, e quando o mesmo for desligado da empresa.

 

Caso o motorista seja reprovado no exame, será proibido de dirigir por três meses, podendo refazer o exame após esse período, se após esse tempo o resultado for negativo para substâncias químicas, o motorista tem o direito de dirigir novamente. Quando reprovado, o motorista tem o direito à contraprova, ou a um recurso administrativo, para reavaliar o resultado do teste. Em caso de o motorista não fizer o exame, a transportadora é multada.

 

Os exames são feitos com amostras do cabelo, pelos ou unhas, sendo shampoo, esmaltes, acetona ou qualquer substâncias não interferindo no resultado do exame. Vale
ressaltar que o teste só avalia o uso de drogas ilicitas, e não leva em consideração bebidas alcoólicas e outras substâncias semelhantes, mesmo que elas também possam comprometer a concentração do condutor.