DICAS RDP Saiba qual o uso correto do pisca alerta
Atualizada em: 09/11/2018 15:43

Saiba qual o  uso correto do  pisca alerta

 

O uso do pisca alerta é proibido por lei, sendo apenas permitido em imobilizações, situações de emergência ou em locais sinalizados com "Estacionamento regulamentado", sendo apenas por um curto período de tempo.

Dentro dessas exceções, o uso do pisca alerta deve ser usado com consciência pelo motorista, nas situações de emergências, por exemplo, em caso de pane mecânica, o item deve ser acionado, para que os outros motoristas sejam avisados da situação, sempre se lembrando de utilizar o triângulo de sinalização.

Em contrapartida, situações com condições climáticas desfavoráveis, como neblina ou chuva, o pisca alerta não deve ser usado em hipótese alguma, pois isso pode confundir outros motoristas que vem atrás, achando que o veículo está parado, levando à um desvio equivocado, gerando um grande potencial de causar acidentes.

Mesmo com todas as restrições do uso do pisca alerta, o motorista deve sempre lembrar-se de verificar as condições de todo sistema de iluminação, pois a falta ou não funcionamento destes itens pode gerar multa além da possibilidade de acidentes.