DICAS RDP Saiba quando e por que utilizar o freio-motor
Atualizada em: 18/12/2018 15:46

Saiba quando e por que utilizar o freio-motor

 

O freio-motor, como próprio nome diz, é uma prática que consiste em utilizar o motor para frear, assim, o veículo passa a não depender apenas do sistema de frenagem, não utilizando os pedais, mas sim um controle da velocidade pela redução gradativa das marchas, deixando que o próprio propulsor do veículo auxilie na perda da velocidade.

Mas como em qualquer situação, esse recurso requer cuidados, além de haver momentos corretos de ser utilizado. O ideal é que seja acionado apenas em longos declives ou em condições de tráfego lento, além disso, o condutor deve ficar atento ao contador de giros, sendo assim, deve-se intercalar a redução de marcha e o uso do pedal de freio, para que a rotação fique normalizada, evitando sobrecarga de temperatura. Outro cuidado é evitar aplicar a técnica com o caminhão em ponto morto, pois pode gerar uma perda de controle e tração, podendo causar acidentes.

Alguns motoristas ainda são receosos em aplicar o método, um dos motivos é o de provocar danos à caixa de marcha, porém, se utilizado de maneira correta, evitando uma redução brusca, não há qualquer tipo de risco, porém, como citado acima, deve se sempre estar de olho no conta-giros.

O superaquecimento do motor também é um motivo que muitas vezes impedem que o motorista use o recurso, principalmente porque tal defeito pode oferecer um grande prejuízo ao condutor, mas se os componentes do motor estiverem em bom estado, as chances são praticamente nulas.

Sendo assim, além dos benefícios, uma grande vantagem de usar o freio-motor é a economia de combustível, pois quando o veículo está em decida, ele se mantém em ritmo constante, sendo limitado pela rotação do motor, já que o motorista controla a aceleração e freio dependendo da velocidade, gerando uma contrapressão nos cilindros e cortando a injeção de combustível.

Apesar dos diversos benefícios, é muito importante que o condutor tome alguns cuidados, sendo assim, é ideal manter a manutenção do veículo em dia, além de prezar pelo uso de peças de qualidade. Outro ponto é a calibragem, alinhamento e balanceamento, que devem sempre estar sempre em dia, pois manter o veículo em boas condições é essencial para preservar a segurança do próprio motorista quanto de todos a sua volta.