DICAS RDP Sinais de desgaste no sistema de direção
Atualizada em: 31/08/2018 10:12

Sinais de desgaste no sistema de direção

 

O sistema de direção é composto por barra lateral, barra de ligação, terminal de direção, coluna e caixa de direção, e, quando em ordem, garante a estabilidade e boa dirigibilidade do veículo.

O motorista deve ficar atento aos sinais que podem indicar falha no sistema de direção dos caminhões, que com o tempo vai sofrendo desgastes que prejudica a segurança na estrada, os principais sinais que indicam problemas no sistema de direção são a rigidez e ruídos no volande.

Entre os problemas mais comuns pode se destacar o empenamento na barra lateral e barra de ligação, além de folga e desalinhamento da direção, inversão da posição de montagem e coifa rasgada, folga ou travamento da coluna de direção, vazamento do fluído da caixa de direção, entre outros.

O ideal é fazer revisão a cada 10 mil km para verificar se os componentes do sistema de direção estão em condições adequadas. Além disso, peças soldadas ou recondicionadas podem acarretar acidentes graves, pois em condições de uso severo podem apresentar ruptura deixando o veículo desgovernado.