DICAS RDP Uso das faixas refletivas
Atualizada em: 18/09/2018 14:58

 Uso das faixas refletivas

 

As faixas refletivas são obrigatórias para todos os veículos de transporte de carga, com o objetivo de melhorar as condições de visibilidade noturna. A principal justificativa para essa obrigatoriedade é a contribuição para a redução de acidentes, em que os veículos de carga, à noite, em muitas situações de acidentes, são vistos muito tarde pelos outros motoristas. Sendo assim, o uso das faixas refletivas na parte lateral e traseira dos veículos delineiam seus contornos, reduzindo o risco de colisão.

Porém algo que sempre acontece é as faixas ficarem desgastadas, ou serem de baixa qualidade, não cumprindo a função de refletir a luz adequadamente, além de, em muitas situações, o motorista transitar com as lampadas traseiras queimadas. Sendo assim, para evitar problemas com a fiscalização, e principalmente evitar o risco de acidentes, os proprietários dos veículos que se enquadram na regra devem manter suas faixas sempre limpas e conservadas, principalmente em localidades com alto índice de períodos de chuvas e de poeira, então, o ideal é sempre que fizer paradas, verificar o funcionamento das lampadas e limpar ou trocar os dispositivos refletivos, caso necessário.

 

Para um melhor entendimento da resolução por parte do motorista, segue o que determina a lei:

 

"Os dispositivos deverão ser afixados nas laterais e na traseira do veículo, ao longo da borda inferior ou opcionalmente, no caso dos siders, sobre o bandô existente na parte externa, alternando os segmentos de cores vermelha e branca, dispostos horizontalmente, distribuídos de forma uniforme e cobrindo no mínimo 33,33% (trinta e três vírgula trinta e três por cento) da extensão das bordas laterais e 80% (oitenta por cento) das bordas traseiras do veículo da frota em circulação.

O para-choque traseiro dos veículos deverá ter suas extremidades delineadas por um dispositivo de cada lado, excetuando-se aqueles já dotados de faixas oblíquas na forma estabelecida na Resolução número 593/2016 do CONTRAN.

Os cantos superiores e inferiores das laterais e da traseira da carroçaria dos veículos tipo baú e afins, deverão ser delineados por dois dispositivos de cada lado, afixados junto às bordas horizontais e verticais, e o seu comprimento maior deverá estar na vertical."