DICAS RDP Uso incorreto dos acostamentos
Atualizada em: 11/09/2018 12:21

Uso incorreto dos acostamentos

 

Uma cena comum de se ver nas rodovias brasileiras são veículos trafegando pelo acostamento, as "justificativas" para esse comportamento normalmente estão ligadas aos congestionamentos, normalmente em temporada de férias, em feriados prolongados ou obras na pista. Mas esta prática é completamente inadequada e perigosa, além de proibida pelas regras de trânsito.

Estudos realizados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária(ONSV) apontam que uma considerável parcela dos acidentes de trânsito estão relacionados à paradas nos acostamentos, tanto com vítimas de acidentes com os veículos como de atropelamentos.

Confira então algumas dicas que separamos para usar os acostamentos de maneira adequada, caso seja necessário:

- Sempre sinalize o local, com o pisca-alerta e com o triângulo;

- Sempre desocupe o veículo, deixando todos os ocupantes com distância segura da rodovia, sempre dando atenção especial às crianças;


O uso do acostamento é permitido apenas em casos de emergência, como problemas mecânicos, já que a parada indevida pode prejudicar a chegada de viaturas de emergência, para possíveis atendimentos às ocorrências com vítimas.

Nunca ultrapasse pelo acostamento, além disso nunca o utilize como ponto de encontro ou banheiro, em qualquer dessas situações, procure sempre um posto de serviços.

 


Fonte: Observatório Nacional de Segurança Viária